História
Em 26 de novembro de 1985, o Ministério do Trabalho reconheceu a Associação Profissional de Técnicos de Administração (APTASC) como Sindicato, através da Carta Sindical assinada pelo então Ministro do Trabalho Almir Pazzianoto.
Com a transformação da APTASC em sindicato, foi eleita uma diretoria provisória formada pelos administradores Ernesto Augusto Ferreira (Presidente), Homero da Costa Araújo (Secretário) e Carlos Pacheco de Souza (Tesoureiro).
Esta diretoria teve a incumbência de deflagrar o processo eleitoral para eleger a diretoria definitiva para o triênio 86/89.
Apesar das dificuldades, a diretoria buscou meios alternativos para viabilizar algumas ações sindicais. A primeira providência foi integrar o sindicato nas campanhas salariais das empresas estatais desenvolvidas pelos sindicatos majoritários, que até então representavam todos os empregados nos acordos coletivos.
Com isso o SAESC passou a integrar um sistema hoje conhecido por Intersindical. Esse trabalho resultou na assinatura dos primeiros acordos, os primeiros dissídios coletivos na Justiça do Trabalho, o que permitiu a entrada de recursos financeiros, liberação de dirigentes para tocar o trabalho comum, formular planos de ação e adquirir legitimidade através da base das empresas com as quais se realizavam as negociações e acordos.
Até a Constituição de 1988, o sindicato foi regido por um Estatuto padrão do Ministério do Trabalho.
Com a reforma constitucional o qual introduziu profundas mudanças nas relações de trabalho eliminando a vinculação do Sindicato ao Estado, o SAESC passou a reger com autonomia sindical. Para acompanhar esta mudança um novo Estatuto foi elaborado.
|